Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10469/13183
Type: Artículo
Title: Discursos das pesquisas sobre empreendedorismo e empreendedorismo social na mídia digital: análise crítica.
Other Titles: Research discourses on entrepreneurship and social entrepreneurship in digital media: a critical analysis
Discursos de las investigaciones sobre emprendedurismo y emprendedurismo social en los medios digitales: análisis crítico
Authors: Casaqui, Vander
Issue: Jul-2017
Publisher: Quito, Ecuador : CIESPAL
ISSN: 1390-1079 Impreso
1390-924X Electrónico
Citation: Casaqui, Vander. 2017. Discursos das pesquisas sobre empreendedorismo e empreendedorismo social na mídia digital: análise crítica (Ensayo) o Research discourses on entrepreneurship and social entrepreneurship in digital media: a critical analysis o Discursos de las investigaciones sobre emprendedurismo y emprendedurismo social en los medios digitales: análisis crítico. Chasqui 134: 299-313
Keywords: COMUNICACIÓN
CULTURA EMPRENDEDORA
ANÁLISIS CRÍTICO DEL DISCURSO
ECONOMÍA
CAPITALISMO
CONSUMO
Format: p. 299-313
Description: Um fenômeno recente desperta nossa atenção: a profusão de relatórios, pesquisas, levantamentos sobre a cena empreendedora. Tais materiais se popularizam pelo acesso gratuito via mídia digital, tomando parte em estratégias comunicacionais de corporações das mais diversas. Diante desse cenário, propomos a análise crítica dos discursos de relatórios de pesquisas recentes, que desenvolvem cenários sobre o empreendedorismo e o empreendedorismo social, no Brasil e no mundo. São questões norteadoras deste trabalho: que projetos de sociedade emergem das pesquisas estudadas? Que papéis sociais são atribuídos aos empreendedores e empreendedores sociais, nos diagnósticos do presente e projeções de futuro? O quadro teórico inclui autores como Ehrenberg, Boltanski & Chiapello, Weber e Foucault. A recent phenomenon arouses our attention: the profusion of reports, studies and surveys about the entrepreneurial scene. Such materials become popular through free access in digital media, taking part in communication strategies of several corporations. In this scenario, we propose a critical analysis of recent research reports that develop scenarios on entrepreneurship and social entrepreneurship, in Brazil and worldwide. The guiding questions of this work are: What projects of society emerge from the studied researches? What are the social roles assigned to entrepreneurs and social entrepreneurs in the diagnosis of the present and future projections? The theoretical framework include authors such as Ehrenberg, Boltanski & Chiapello, Weber and Foucault. Un fenómeno reciente despierta nuestra atención: la profusión de informes, estudios y análisis de la escena emprendedora. Tales materiales se vuelven populares de forma gratuita a través de los medios digitales, participando en estrategias de comunicación de varias corporaciones. En este escenario, se propone un análisis crítico de recientes discursos de informes de investigación, los cuales desarrollan escenarios sobre el emprendedurismo y el emprendedurismo social en Brasil y en el mundo. Las preguntas que guían este trabajo son: ¿Qué proyectos de sociedad se derivan de las investigaciones estudiadas? ¿Qué roles sociales se asignan a los emprendedores y emprendedores sociales en los diagnósticos actuales y las proyecciones futuras? El marco teórico incluye autores como Ehrenberg, Boltanski & Chiapello, Weber y Foucault.
Rights: openAccess
URI: http://hdl.handle.net/10469/13183
Appears in Collections:Chasqui No. 134

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REXTN-Ch134-17-Casaqui.pdfArtículo - revista307,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons