Considerando a trajetória de Eliseo Verón e sua influência nos estudos sobre o
discurso midiático, este trabalho pretende refletir tais impactos no campo de
estudos televisivos no Brasil, com base nos trabalhos publicados no Congresso
Nacional do Intercom. O corpus da análise é composto pelos artigos apresentados
nos Grupos Temáticos “Telejornalismo” e “TV e Vídeo” nos últimos seis
anos, que trazem obras do autor entre as referências bibliográficas. Foram observados
conceitos, abordagens e a bibliografia do autor usada nestes trabalhos.
Como contexto para a análise realizada, apresentamos uma síntese da teoria
que desenvolveu, com especial atenção aos conceitos que sustentam uma proposta
metodológica para a análise de produtos televisivos.
Considering the trajectory of Eliseo Verón and its influence on studies of media
discourse, this paper aims to observe their impacts in the field of television
studies in Brazil. This research is based on the papers published in the National
Intercom Congress. By analyzing the articles presented in thematic group called
“TV Journalism” and “TV & Video” in the last six years it is possible to verify the
importance of the author’s works as a reference. It was observed the author’s
concepts, approaches and bibliography used in these papers. As a context for
the analysis, we present an overview of the developed theory, while focusing on
the basic concepts that can be used as a methodology for the analysis of television
products.
Teniendo en cuenta la trayectoria de Eliseo Verón y su influencia en los estudios
sobre el discurso mediático, este trabajo pretende observar sus efectos también
en el campo de los estudios sobre televisión en Brasil, basado en los trabajos publicados
en el Congreso Nacional de Intercom. El corpus de análisis se compone
de artículos presentados en los Grupos Temáticos “Periodismo televisivo” y “TV
y Vídeo” en los últimos seis años, que tienen trabajos del autor entre las referencias
bibliográficas. Se han observado conceptos, enfoques y la bibliografía del
autor utilizada en estas obras. Como contexto para el análisis realizado, presentamos
una síntesis de la teoría que desarrolló, manteniendo el foco en los conceptos
que sustentan una propuesta metodológica para el análisis de productos
de televisión.